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Entenda o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar o seu negócio

 O marketing de conteúdo trabalha com a produção de conteúdos relevantes e valiosos de acordo com o perfil dos seus consumidores, e tem por objetivo atrair, envolver e gerar valor para a sua marca.

Isso colabora para uma percepção positiva sobre a sua empresa, já que os conteúdos ajudam as pessoas a se informarem sobre vários assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.

Essa estratégia é até 62% mais barata e até 3 vezes mais eficiente do que as estratégias de marketing tradicionais. Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Então continue a leitura!

Motivos para investir em marketing de conteúdo

Pesquisas apontam que 63% das pessoas se decidem pela compra de produtos, bens e serviços antes de entrar em contato com a sua empresa. Além disso, possuem uma probabilidade muito maior de fechar negócios com marcas com as quais elas possuem alguma referência, do que com aquelas que nunca tiveram contato algum.

Por meio do compartilhamento de informações relevantes, o marketing de conteúdo torna possível a construção de uma base de dados, como e-mails cadastrados, seguidores nas redes sociais e assinantes no blog. Ao longo do tempo, esses contatos se tornam um ativo de marketing importantíssimo para a empresa fazer relacionamento e gerar vendas.

Confira mais esses 7 motivos para começar o seu planejamento de marketing de conteúdo!

  1. Aumenta o engajamento com a marca
  2. Melhora o relacionamento com os clientes
  3. Mais visibilidade para seus produtos e serviços
  4. Cria defensores da marca
  5. Informa seus clientes e potenciais clientes com conteúdos relevantes
  6. Aumentar as vendas
  7. Trabalha o pós-venda

De acordo com o Co-Fundador da Rock Content, Vitor Peçanha, 70% das empresas brasileiras já estão apostando na estratégia de marketing de conteúdo. Um dos principais motivos pelos quais essa estratégia está se tornando tão importante é o fato da publicidade tradicional já não ser mais tão eficiente.

Evolução dos veículos de comunicação de massa

Com o advento da internet, a informação se tornou muito mais acessível, e hoje, as pessoas possuem mais poder para pesquisar e se informar sobre qualquer tipo de assunto. Faz parte de um passado remoto os poucos canais de televisão, que existiam apenas em TV aberta, e nos quais éramos obrigados a assistir intervalos comerciais.

Assim, a evolução dos veículos de comunicação fez com que o marketing de hoje esteja muito mais focado no engajamento e percepção positiva de marca. Dessa forma, conteúdo de qualidade é aquele que consegue atingir as pessoas certas no momento em que ela mais precisa.

Conheça o funil de vendas

O marketing de conteúdo segue as premissas do funil de vendas. No topo do funil, as pessoas são atraídas pelo conteúdo do seu blog. Para continuar recebendo informações, elas acabam deixando o contato, como o e-mail para baixar um e-book ou assinar uma newsletter, por exemplo. Com esse contato qualificado, é possível trabalhar estratégias de marketing para que esse potencial cliente possa enxergar a necessidade de comprar os seus produtos e serviços. A última etapa do funil é a venda efetivada.

 

Mas, se você pensa em criar um blog e colocar nele um ou dois posts, está dando literalmente um tiro no pé. Trabalhar com marketing de conteúdo consiste, de maneira geral, em três fases. Acompanhe!

Principais fases do marketing de conteúdo

  1. Planejamento

Antes de começar a escrever e colocar um blog no ar é fundamental entender os propósitos do conteúdo desenvolvido, seu objetivo e quais serão os indicadores que você vai usar para mensurar a estratégia de marketing de conteúdo.

Nessa etapa são definidos todos esses aspectos para que você tenha bons resultados e saiba analisá-los e corrigi-los, quando necessário.

  1. Execução

Com o planejamento pronto, é hora de iniciar a sua estratégia. Durante a execução do marketing de conteúdo, o mais importante é não perder de vista o que foi definido na etapa de planejamento, assim como manter a periodicidade na geração e distribuição de conteúdo.

  1. Mensuração

Existem muitas formas de se mensurar uma estratégia de marketing de conteúdo. O importante aqui é manter o foco e usar somente as métricas que são essenciais.  O Google Analytics é uma importante ferramenta que deve ser considerada para medir os acessos e a taxa de engajamento com o conteúdo produzido.

Com os resultados em mãos, você passa a ter informações suficientes para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Aqui no MiltiSpaço a Denise Varela é especialista no assunto e produz artigos, blogposts, e-books, newsletter e quaisquer outros materiais de marketing de conteúdo para ajudar você a ter mais sucesso no seu negócio!

Anota aí os contatos:

98827-7123  / 99159-6184

denise.varela@gmail.com

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